segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A TEOLOGIA DE CALEBE

A TEOLOGIA DE CALEBE
ENTÃO CALEBE FEZ CALAR O POVO PERANTE MOISÉS E DISSE: SUBAMOS ANIMOSAMEnTE E POSUAMO-LA EM HERANÇA; PORQUE CERTAMENTE PREVALECEREMOS CONTRA ELA.
(Nm. 13.30)


INTRODUÇÃO:
Moisés enviou doze espias líderes tribais a espiar a terra de Canaã, "terra que mana leite e mel" (Êx. 3.17) Dentre eles estavam Josué e o destemido Calebe (v3,6) O verdadeiro cébroa á conquista de Canaã. É dentro desta perspectiva vitoriosa que o Espírito Santo nos convida a engatinharmos na Teologia de Calebe... a saber, todas as obras deste risco (1 Cr. 28.19)

Biografia de Calebe:
Calebe - Seu nome significa "arrojado"lider da tribo de Judá. tribo da qual descendeu Jesus ( Mt. 2.1) Um dos doze, enviados á Canaã (13.3,6)

Contexto Histórico:
Canaã- Território situadao a Oeste do rio Jordão, nome antigo da palestina, terra dos cananeus (Gn. 9.18) esta terra posteriomente foi habitada por outros povos. (Êx. 3.8)
Nota: A terra de canaã, seu povo, sua cultura em todo o seu contexto é um berço difusor da simbologia de grandes realidades espirituais (Sl. 125.2; Ct. 5.7; Isaías 49.16; sl. 84.11)

1- As duas versões:
* A versão pessimista de dez dos espias (v. 27-29)
* A versão Otimista de calebe (v. 30)
* A réplica dos espias (v. 31-36 ; 14. 1-4)

2- A personalidade de Calebe (13.30):
* Determinado "Subamos"
* Otimista "... animosamente"
* Idealista "... e possuamo-la"
* Destemido "... porque, certamente, prevaleceremos contra ela"

3- O Desdobramento da teologia de Calebe:
Apesar dos atributos deste nobre guerreiro, a falta de estímulo positivo dos demais espias, puseram ao desespero não só a Moisés e Arão, mas também toda a congregação, pois infamaram a terra perante os filhos de Israel. Mas somente Calebe, junto ao companheiro Josué fundamentaram a receita espiritual que os introduziriam na terra da promessa: O que fazer quando não se sabe que fazer?
* Firmeza "A terra por meio da qual passamos é terra muito boa..."(14.7)
*Agradar ao Senhor. "Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel"(14.8)
* Obediência "Tão somente sejais rebeldes contra o Senhor"(14.9)
* Destemor "... e não temais o povo daquela terra"(14.9)


4- A bem-aventurança de Calebe Nm. 14.24 )
*Palavras de Calebe: E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar. Josué 14:11
* Conclusão: 45 anos se passaram, Calebe com85 anos abraçou a promessa de Deus feita aos 40 anos de idade: ... e Josué abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança (Josué 14.6-13)

"O áio da fé é a integridade com a qual se devota a esperança". Gerson Pedro

Nenhum comentário: