domingo, 18 de novembro de 2007


A FÉ E A IDEOLOGIA

QUEM ME DERA QUE DEUS CUMPRISSE O DESEJO DO MEU CORAÇÃO, E QUE DEUS ME DESSE O QUE EU ESPERO
(Jó. 6.8)
INTRODUÇAO:
Na verdade todos nós guardamos conosco uma grande expectativa, no que tange um desejo então inalcançável por nos valermos dos meios, que, sinceramente, não temos. Logo nos voltamos para Deus, e dizemos: "Quem me dera! " Percebemos que há um cuidado ou limite todo especial, por dar-nos algo que tanto precisamos e pedimos. Poderemos imaginar o seguinte: Os ricos têm, a valer-se apenas do dinheiro! Mas o Senhor aludindo esse paradoxo que impõem limite ao necessitado, não tendo como nutrir seus anseios, disse acerca dos ricos: "ai de vós ricos, por que já tendes o vosso consolo!

A Fé e a ideologia aparecem como dimensões complementares e não opostas, nos coloca detro do plano de Deus. A fé diz respeito à ligação com os fins visados mas não ainda experimentados. Em Hebreus está escrito:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb. 11.1)

Ideologia, é um termo usado no senso comum, isto é, o nosso “conhecimento espontâneo,” longe da exatidão técnica das coisas, mas para ambas as teorias, a ideologia é apresentada contendo o sentido de conjunto de idéias e ideais, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações. Esse termo no início sofreu algumas pressões etimológicas variadas. Mas aprendemos que o termo existe para definir a “Ciência das idéias e dos ideais”
A ideologia diz respeito à visão de mundo conseqüente a essa ligação com os fins, as aspirações quanto ao que ele pretende fazer com a bênção e em relação àquele que Pôs as mão sobre nós :
Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem concedido? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o seu nome, pagarei os meus votos... (Sl. 116.12,13,14)


1-A DEDICAÇÃO À PALAVRA EXERCITA A BOA FORMAÇÃO IDEOLÓGICA

v Sl. 1.1,2,5

Objeto da fé – Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta em roda dos escarnecedores, antes têm seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite
Objeto ideológico - ... pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas a qual dá seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará....

v 1Tim. 4.15
“Medita estas coisas; ocupa-te nelas para que teu aproveitamento seja manifesto a todos.”
Objeto da fé: “Medita estas coisas...”
Objeto ideológico: “..ocupa-te nelas para que teu aproveitamento seja manifesto a todos.”
v 1 Tim. 4.16
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; por que fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem”
Objeto da fé: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas...
Objeto Ideológico: ... por que fazendo isto, te salvvarás tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem"


Vemos aqui A dedicação à leitura bíblica, a meditação, o discurso, exercita uma dimensão ideológica na vida do leitor ou orador, bem como dos ouvintes, Pois que, relaciona as marcas deixadas no texto com as suas condições de produção, inserindo-a na formação ideológica do homem.

2 – A BÊNÇÃO DE DEUS É UMA CONSEQÜÊNCIA IDEOLÓGICA.

Como disse: A Fé e a Ideologia aparecem como dimensões complementares e não opostas. Os ideais, as aspirações, as pretenções exercem papéis importantíssimos para o alcance da bênção de Deus. Para que as coisas possam ocorrer em sincronia com os ideais divinos.

a) Vejamos a asseveração de Jesus:

Nada tendes, porque não pediz; Pediz e não recebeis, porque pediz mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tg 4.2-3).”
Objeto da fé: “Pediz e não recebeis....”
Objeto ideológico: “...por que pediz mal, para o gastardes em vossos deleites...”

b) Uma intenção reprovada.
E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém e enviou mensageiros que o antecedesse. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. ( )

c) O voto de Ana. 1 Sam. 1.11
E votou um voto, dizendo: SENHOR dos exércitos! Se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
... Se teus ideais forem bons, a bênção virá!

d) Paulo e Silas na prisão. Atos 16.25
Paulo e Silas açoitados por conspiração da multidão, por ordem dos magistrados; lançaram-lhes no cárcere com os pés presos no tronco. Aqueles dois servos de Deus tiveram uma excelente idéia: Silas! Vamos fazer um negócio? Tu cantas e eu oro. Depois eu horo e tu cantas...
O texto sagrado revela os seguintes resultados:
... e os outros presos os escutavam. (v. 25)
... e logo se abriram todas as portas....
... e foram soltas as prisõpes de todos... (v.26)
A pergunta do carcereiro:
.... senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? (v.30)
Em alusão às palavras ideológicas, que ele mesmo, Paulo prescreveu a Timóteo, dizendo: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; por que fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem” 1 Tim. 4.16

Aconselhamento final: Se você tem uma boa idéia para melhorar o desempenho da obra, faça-a conhecida... aplique-a na presença de todos. Se não sabes o que fazer! faça como o rei Jeosafá (2Cr. 20.12-25) deposite toda a confiança em Deus.

Conclusão: O resultado ideológico não deve apenas surtir efeitos aos seus idealizadores.

Dc. Gerson Pedro Beserra

Nenhum comentário: